domingo, 7 de abril de 2013

Hermann Von Helmholtz



Hermann Von Helmholtz (1821-1894)

Clique para retornar

Nascido na Alemanha dono de uma frágil saúde, Helmholtz a princípio foi educado em casa por seu pai professor, e por este motivo ele tornou do estudo um hábito, transformando-se em um apto matemático. A falta de recursos impedia Hermann de seguir uma carreira inteiramente científica, logo, ele começou sendo cirurgião do exército Prussiano. Neste período  prosseguiu seus estudos de física e matemática e publicou vários artigos. Ele viveu em Berlim e em Heidelberg atuando como professor e diretor. Manteve essas duas posições até sua morte em 8 de setembro de 1894.

Suas pesquisas ocuparam um campo bem amplo como: a ciência, incluindo fisiologia, óptica fisiológica, acústica fisiológica, química, matemática, eletricidade e magnetismo, meteorologia e mecânica teórica. Contribuições de Helmholtz a óptica fisiológicas são de grande importância, pois inventou o oftalmoscópio, instrumento usado para examinar a retina do olho. Ele também explicou com precisão o mecanismo dos ossos do ouvido, porém talvez sua maior contribuição no entanto, foi sua tentativa de explicar a nossa percepção da qualidade do som desenvolvendo diversas teorias a respeito. 

Já na eletrodinâmica, Helmholtz desenvolveu a equação geral para circuitos elétricos fechados e aplicou-a para propagação das perturbações elétricas e magnéticas através dos corpos que eram capazes de aguentar a polarização de tal natureza. Hermann fez também pesquisas sobre eletrólise e por motivação do professor Heinrich Hertz (1857-1894) elaborou a teoria das ondas eletromagnéticas.

Helmholtz foi casado duas vezes, teve filhos e foi um homem de gosto simples e refinado, sempre dedicado à ciência. De acordo com Enciclopédia Britânica (1911), Hermann Von Helmholtz foi considerado um dos homens mais relevantes do século 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário