domingo, 7 de abril de 2013

Trabalho de pesquisa: Wilhelm Wundt e Associacionismo.




Introdução

A presente pesquisa tem como objetivo expor sobre wilhelm Wundt e o associacionismo. Wundt  foi Considerado o fundador da psicologia por ter criado  o primeiro laboratório de psicologia na Alemanha tornando a psicologia  uma ciência independente da filosofia. A pesquisa irá Relatar seu objeto de estudo e método de estudo. Fundador do Estruturalismo Titchener, acreditava que o objeto de estudo da psicologia se centra nos elementos que compõem a estrutura da consciência, a partir disto a pesquisa irá relatar seu objeto e método de estudo.





Wilhelm Wundt

   Wilhelm Wundt passou os anos iniciais da sua vida nas pequenas vilas das proximidades de Mannheim, na Alemanha. Teve uma infância solitária (seu irmão mais velho ficava em um internato) e a sua única diversão era ficar sonhando em um dia se tornar um escritor famoso. Seu rendimento escolar foi baixo nos aos iniciais. Seu pai era pastor, mas Wundt não tinha boas recordações dele, embora tanto o pai como a mãe, fossem descritos como pessoas sociáveis. Lembrava-se de um dia em que o pai fora visitar a escola e dera-lhe uma bofetada no rosto por não prestar atenção ao professor. No início do segundo ano, a responsabilidade pela sua educação ficou a cargo de um assistente do pai, um jovem vigário por quem o garoto acabou criando uma forte afeição.

Considerado o fundador da psicologia moderna WilhelmWundt, por ter criado, em 1879, o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Leipzig, Alemanha. A psicologia se tornou uma ciência independente da filosofia graças aWundt, nos finais do século XIX. Foi a partir deste acontecimento que se desenvolveram de forma sistemática as investigações em psicologia, através de vários autores que a esta ciência se dedicaram, construindo múltiplas escolas e teorias.

    Wilhelm Wundt criou na Alemanha o primeiro laboratório de pesquisa em Psicologia: A ambição de Wundt era estabelecer uma identidade independente para a Psicologia. Ele acreditava que os psicólogos deveriam investigar ‘os processos elementares da consciência humana', suas combinações, relações e interações. Muito apropriadamente, o método deWundt é em geral chamado de estruturalismo.

   Foi Wilhelm Wundt quem determinou o objeto de estudo, o método de pesquisa, os tópicos a serem estudados e os objetivos da nova ciência. Formado em Medicina ele criou um espaço compatível com os laboratórios das ciências naturais. Este laboratório tornou-se um centro de investigação, local que era visitado por psicólogos e estudantes de todo o mundo. Esta foi a forma mais eficaz de Wundt atingir o seu principal objetivo que era contribuir para o processo de autonomia da Psicologia – separando-se, nesse contexto, e apenas nesse, da Filosofia.

    Foi influenciado pelas descobertas da Química. É comum descrever Wundt como um ‘químico' da vida mental que estudava seus ‘átomos' sistematicamente.  Na Química todas as substâncias são compostas por átomos. Wundt foi então decompor a mente nos seus elementos mais simples, que são as sensações.

   Tanto para Wundt como para os seguidores do estruturalismo, as operações mentais resultam da organização de sensações elementares que se relacionam com a estrutura do Sistema Nervoso.

   Wundt recorre aos métodos experimentais das Ciências Naturais, particularmente às técnicas usadas pelos fisiologistas, e adaptou os seus métodos científicos de investigação aos objetivos da Psicologia. Desta forma, a Fisiologia e a Filosofia ajudaram a moldar: o objeto de estudo e os métodos de investigação dessa ciência.
 
   Wundt define como objeto da Psicologia o estudo da mente, da experiência consciente do Homem - a consciência - e é no seu laboratório, em Leipzig, que ele vai procurar conhecer os elementos constitutivos da consciência. Suas interrogações eram: Como se relacionam? Como se associam? Haveria uma concepção? Haveria uma associação ou um associacionismo? Etc.

   Para atingir estes seus objetivos, nosso estimado Wundt utiliza como método de estudo a introspecção controlada. Esse método consiste em, no laboratório, observadores treinados descreverem as suas experiências resultantes de uma situação experimental. Através da introspecção, os sujeitos descreviam as suas percepções resultantes de estímulos visuais, auditivos e tácteis. Exemplo: os sujeitos experimentais ouviam um som e em seguida descreviam o que sentiam. Para Wundt só este método permite o acesso à experiência consciente do indivíduo.



Associacionismo

Fundador do Estruturalismo, acreditava que o objeto de estudo da psicologia se centra nos elementos que compõem a estrutura da consciência, não dando muita ênfase a sua associação, tal qual fazia Wundt. Segundo Titchener, a principal tarefa da Psicologia é descobrir a origem das experiências conscientes elementares, ou seja, estudar as partes que fazem parte da consciência para assim determinar a sua estrutura. Para tal estudo, Titchener modificou o método introspectivo de Wundt, tornando-o mais similar ao de Külpe, um método de introspecção qualitativa.

De acordo com Titchener, o objeto da Psicologia é a experiência consciente. Titchener define a consciência como a soma de experiências vividas num determinado momento, e a mente como a soma de experiências, acumuladas ao longo da vida. Mente e consciência são realidades semelhantes, mas enquanto a consciência envolve processos mentais que ocorrem em determinado momento, a mente envolve o acumulo total destes processos.
Titchener propôs três estados elementares de consciência, as sensações que são os elementos básicos da percepção e ocorrem nos sons, nas visões, nos cheiros e em outras experiências evocadas por elementos físicos do ambiente. As imagens, que são elementos de ideias e remetem a experiências não necessariamente presentes no momento, assim como a lembrança de uma experiência passada. Os sentimentos, que seriam elementos da emoção, presentes em experiências como o amor, o ódio ou a tristeza.
Para Titchener, as finalidades da Psicologia seriam reduzir os processos conscientes nos seus elementos mais primários, determinar as leis mediante as quais esses elementos se associam, e ligar esses elementos às suas condições fisiológicas. Logo, os objetivos da Psicologia convergem com os das ciências naturais.







Conclusão

Com o presente trabalho consideramos a importância e ter conhecimento do fundador da ciência psicológica (Wundt) e de uma das primeiras teorias desta (associacionismo) pois para nos aprofundarmos em determinado assunto, precisamos conheçer a história,  o ínicio, e a pesquisa proporcionou um maior conhecimento da origem deste assunto que será de suma importância na disciplina.

Um comentário:

  1. obrigado pela sua conclusão acabei de fazer um trabalho de psicologia e essa conclusão conseguiu que eu fizesse a minha em si o trabalho está ótimo espero que chegue a mais pessoas

    ResponderExcluir